domingo, 1 de maio de 2011

Se ela dança, eu danço legal!

Olá Pessoal!!



Depois de alguns dias de "Férias" hoje venho comentar o programa que vem fazendo sucesso na TV através de seus participantes e pela audiência que o público tem dado. "Se ela dança eu danço" é o mais novo programa do SBT que procura o "mais novo talento da dança'. Grupos muito bons já se apresentaram e em meio a tantas apresentações acabaram descobrindo John Lenon da Silva: o mais novo itérprete de " A Morte do Cisne" do Lago dos Cisnes, o bailarino fez uma apresentação irreverente e realmente chocante! Muito Boa! Mas infelizmente não são todos que tem a mesma sorte do rapaz! 
Me lembro de certo dia em que eu estava assistindo o programa e um grupo de meninos que dançavam Funk foram se apresentar, o grupo com seus figurinos representativos do funk se apresentaram até que bem organizado e coreograficamente correto para um funk, já que foram apresentar o "passinho" que por sinal exige bastante coordenação. Os meninos estavam empolgados e felizes quando Lola interrompeu a apresentação no meio e Wlamir começou com seu sermão lúdico para com os meninos. A questão é que Wlamir criticava a respeito do passo de dança e deles dançarem funk. Parecia que Funk era o absurdo como se também não fosse uma forma de dançar! De fato o programa busca bailarinos e bailarinas altamente capacitados ou com um grande talento embutido, pessoas que já tenham conhecimento a respeito de técnicas clássicas, contemporânea, street dance, de salão ou outras. Mais especificamente esses gêneros.Tanto que aqueles que tentaram uma forma Musical ou outra coisa não tão comum, não tiveram uma aprovação tão boa. Eles tem todo o direito de escolher que tipo de bailarinos eles querem mas não tem o direito de "esculachar" o gênero de dança ou o modo com que as pessoas dançam. O que mais me marcou foi a pequena entrevista após a saída dos dançarinos de funk da audição, os meninos choravam copiosamente e diziam que dançar para eles era tudo na vida, que eles davam o melhor de si a cada fim de semana que ensaiavam e que eles tinham certeza que não eram ruins daquela forma para receber palavras como as de Wlamir.

A questão é meus amigos, não devemos criticar a forma de dançar de ninguém, não sabemos o peso que aquilo tem na vida de uma pessoa, porque a bailarina do projeto social é mais valorizada que o menino que ensaia street no bairro se ambos amam o que fazem, se esforçam da mesma maneira e a dança na vida deles tem o mesmo valor sentimental?  Nenhum gênero é superior ao outro, claro alguns são mais elaborados, mas nem por isso são melhores! Tenho certeza que aqueles meninos dançarinos de funk são tão vitoriosos quanto o mais capacitado bailarino escolhido pelo juri.
Fica a dica para o Wlamir: das próximas vezes acho que ele poderia usar "Vocês dançam bem, mas não é o gênero que estamos procurando, obrigado!"

Pra quem quiser ver fica ai o vídeo!
http://www.youtube.com/watch?v=g5POKGq3uz8&feature=related

Beijos a todos!!